O que é: Trabalho
didático realizado regularmente (diária, semanal ou quinzenalmente),
como ler para os alunos, organizar rodas de conversa e reservar uma aula
da semana para a produção de pinturas e desenhos no ateliê.
Objetivos:
Familiarizar a turma com um conteúdo e formar hábitos. Ao fazer leituras
diárias, por exemplo, as crianças aprendem sobre a linguagem escrita e
desenvolvem comportamentos leitores.
Organização: Prever objetivos, conteúdos, duração da atividade, materiais necessários e como será feita a avaliação.
Como usar:
Realizar atividades permanentes não significa fazer sempre a mesma
coisa. A proposta deve ser empregada com regularidade durante o ano ou
um semestre e oferecer novos desafios (rodas de leitura em que livros cada vez mais difíceis são lidos pelo professor).
■ SEQUÊNCIA DIDÁTICA
O que é: Série de
atividades envolvendo um mesmo conteúdo, com ordem crescente de
dificuldade, planejadas para possibilitar o desenvolvimento da próxima.
Objetivo Ensinar conteúdos que exijam tempo para aprender e aprofundamento gradual, como o reconhecimento das características de uma paisagem
brasileira em Geografia, uma série de experiências para observar a ação
de micro-organismos em Ciências ou a leitura da obra de um autor em
Língua Portuguesa.
Organização Prever a
ordem em que as atividades serão propostas, os objetivos, os conteúdos,
os materiais, as etapas do desenvolvimento, a duração e a maneira como
será feita a avaliação.
Como usar A maioria
dos conteúdos exige tempo para aprender. Por isso, a sequência didática é
a modalidade organizativa mais presente no planejamento. Escolher os
conteúdos mais importantes, organizar a série, garantindo a
continuidade, e distribuí-los durante o ano. O número de atividades de
cada sequência é variado, assim como o tempo de duração (ambos dependem
do objetivo e da resposta da turma às propostas).
■ PROJETO DIDÁTICO
O que é
Conjunto de ações para a elaboração de um produto final que tenha uso
pela comunidade escolar. Uma de suas características é envolver a turma
em todas as etapas do planejamento.
Objetivo
Reunir conteúdos abrangentes, atingindo propósitos didáticos e sociais.
Um projeto de leitura e escrita, por exemplo, em que os estudantes fazem
um livro de receitas ensina a ler e escrever e trabalha com valores nutricionais. Pode ter como meta mostrar à comunidade como aproveitar as frutas regionais.
Organização Prever os momentos
de planejamento e de discussão em grupo e os de trabalhos individuais.
Colocar justificativas, aprendizagens desejadas,etapas do
desenvolvimento, produção, maneiras de divulgar o produto final, duração
e avaliação final.
Como usar A duração é
variada, mas sempre ocupa dois meses ou mais. Por isso, o ideal é
propor um ou dois por ano para cada turma. Desenvolve-se o conjunto das
atividades do projeto sem abandonar as atividades permanentes e as
sequências didáticas.
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