terça-feira, 14 de janeiro de 2014

PASSOS PARA REALIZAÇÃO DE DIAGNÓSTICO DA ESCRITA


(Baseado na Psicogênese da Língua Escrita)

PASSO 01: A atividade dever ser realizada individualmente.

PASSO 02: A atividade deve ser feita numa folha de sulfite - modelo em anexo no campo de primeiro diagnóstico.

PASSO 03: O professor deverá pedir ao aluno para escrever o seu nome e em seguida ditar uma lista de 04 palavras: polissílaba, trissílaba, dissílaba e monossílaba. Iniciar sempre na polissílaba para a monossílaba (ordem decrescente).

PASSO 04: Sugestão para esta atividade: BORBOLETA, CAVALO, PATO, RÃ.

PASSO 05: Após o ditado das quatro palavras, deve-se ditar uma frase em que apareça uma das palavras ditadas: EX: A RÃ PULOU NO RIO.

PASSO 06: As palavras devem ser escritas uma embaixo da outra.

PASSO 07: Não soletrar, não silabar (não escandir as palavras).

PASSO 08: Ditar cada palavra, pedindo a leitura imediata a cada uma delas (anotar marcas de leitura).

PASSO 09: Após a realização da atividade, analisar as escritas procurando identificar o nível da criança e registrar em ficha. (modelo em anexo - uma para a turma)

PASSO 10: Guardar o diagnóstico da turma com cuidado para ser utilizado posteriormente e analisados nas formações do PNAIC.
DICA
Pode ocorrer de algum aluno dizer que não sabe escrever, o professor deve encorajá-lo a escrever como acha que pode ser escrito, deixar claro para a criança que se trata de uma atividade para saber como ela pensa que se escreve, não é uma tarefa que você vai dar o parecer de certo ou errado. É importante também, não apresentar a escrita convencional como modelo (não se trata de uma atividade de cópia ou de memorização).

Nenhum comentário:

Postar um comentário