(Baseado na Psicogênese da Língua Escrita)
PASSO 01: A atividade dever ser realizada
individualmente.
PASSO 02: A atividade deve ser feita numa folha
de sulfite - modelo em anexo no campo de primeiro diagnóstico.
PASSO 03: O professor deverá pedir ao aluno para
escrever o seu nome e em seguida ditar uma lista de 04 palavras: polissílaba,
trissílaba, dissílaba e monossílaba. Iniciar sempre na polissílaba para a
monossílaba (ordem decrescente).
PASSO 04: Sugestão para esta atividade: BORBOLETA, CAVALO, PATO, RÃ.
PASSO 05: Após o ditado das quatro palavras,
deve-se ditar uma frase em que apareça uma das palavras ditadas: EX: A RÃ PULOU NO RIO.
PASSO 06: As palavras devem ser escritas uma
embaixo da outra.
PASSO 07: Não soletrar, não silabar (não
escandir as palavras).
PASSO
08: Ditar cada
palavra, pedindo a leitura imediata
a cada uma delas (anotar marcas de leitura).
PASSO
09: Após a realização
da atividade, analisar as escritas procurando identificar o nível da criança e
registrar em ficha. (modelo em anexo - uma para a turma)
PASSO
10: Guardar o
diagnóstico da turma com cuidado para ser utilizado posteriormente e analisados
nas formações do PNAIC.
DICA
Pode ocorrer de algum aluno
dizer que não sabe escrever, o professor deve encorajá-lo a escrever como acha
que pode ser escrito, deixar claro para a criança que se trata de uma atividade
para saber como ela pensa que se escreve, não é uma tarefa que você vai dar o
parecer de certo ou errado. É importante também, não apresentar a escrita
convencional como modelo (não se trata de uma atividade de cópia ou de
memorização).
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