quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Dez dicas para estimular a produção textual





Muitas crianças têm dificuldades para produzirem textos criativos porque não tiveram acesso a livros, outras porque não tiveram acesso a contação de histórias ou não foram estimuladas a criar. Então, eis mais uma missão para os professores. Não basta que alfabetizem, que ensinem a ortografia e a estrutura textual, os professores devem, também, ajudar as crianças a aumentarem a imaginação, a escrevem com criatividade e  prazer.

1- Leitura e contação de histórias
Em primeiro lugar, as melhores maneiras de ampliar a imaginação das crianças são: contação de histórias e estímulo à leitura.
Permitir que as crianças conheçam histórias diferentes das suas, que viagem por lugares nunca vistos antes pelos próprios olhos e sentir emoções junto aos personagens: dão asas as imaginação. Por isto, conte histórias para elas. Dramatize, cante, leia, e deixe-as ler livremente.
2- Participação nas histórias
     Contar uma história com a participação das crianças é muito divertido. Questione-as  sobre a reação dos personagens, sobre sentimentos e valores. Peça para elas criarem um início ou um fim para a história, para refletirem sobre a mensagem transmitida pela mesma.
3- Produção de história
     Comece pedindo para as crianças  relatarem uma série de atividades realizadas em um dia ou contarem uma história pessoal, então, depois peça para que contem ou escrevam uma história fictícia. Desafie-as a criarem histórias cada vez mais criativas e ajude-as a colocarem no papel.

4- Avaliação de histórias
     Oriente os pequenos a lerem o que escreveram e avaliarem seus textos. Diga a eles que podem sempre melhorar suas produções corrigindo ou trocando algumas palavras, mudando o rumo de uma história ou gênero textual.

5- Troca de textos
     Peça para os alunos trocarem os textos com os amigos, isto estimulará a leitura, a imaginação, a crítica, a auto avaliação e a troca de experiências. Ao ler o texto do amigo, a criança estará aprendendo a avaliar e a ser avaliada, mas para isto é importante que o (a) professor(a) ensine o valor do respeito aos amigos, às suas ideias e suas respectivas criações.
6- História coletiva
     A experiência da construção de um texto coletivo pode ser mais marcante do que você imagina. Esta atividade, além de, motivar o entrosamento da turma, desafiar a solução de problemas e estimular a criatividade pode ter uma experiência enriquecedora. O resultado de um texto coletivo é sempre uma surpresa, pois podem aprofundar seriamente sobre um tema; podem transformar o texto em uma comédia ou drama. 
     Mas atenção: é importante que o professor estabeleça algumas regras e esteja por perto orientando os alunos a respeitarem a diversidade de ideias.
7- Texto coletivo com um tema específico
   Esta atividade estimula o debate de ideias, a criticidade e a criatividade. Assim, como a atividade anterior, é preciso que o professor estabeleça algumas regras.

8- Produção de textos a partir de imagens
     A observação de pinturas, desenhos ou paisagens podem excitar a imaginação das crianças e estimular a criação de ótimos textos.

9- Produção de textos com música
     Ouvir música clássica na aula pode relaxar, mexer com as emoções, estimular a criatividade e tirar o bloqueio da escrita de algumas crianças. 

10- Escrever por prazer 
    A motivação nas aulas de produção textual é importante porque o ato de escrever "bem" deve ser relacionado com o prazer de comunicar-se através da escrita. Escrever sem emoção é cansativo e desgastante. Então, semeie o prazer de ler e escrever, ensine a importância dos livros e histórias, dê mais valor para a qualidade da exposição dos pensamentos do que para as regras de português. Dê liberdade para as crianças escreverem sempre que sentirem vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário