Muitas crianças têm dificuldades para produzirem
textos criativos porque não tiveram acesso a livros, outras porque não tiveram
acesso a contação de histórias ou não foram estimuladas a criar. Então, eis
mais uma missão para os professores. Não basta que alfabetizem, que ensinem a
ortografia e a estrutura textual, os professores devem, também, ajudar as
crianças a aumentarem a imaginação, a escrevem com criatividade e prazer.
Em primeiro lugar, as melhores maneiras de ampliar
a imaginação das crianças são: contação de histórias e estímulo à leitura.
Permitir que as crianças conheçam histórias
diferentes das suas, que viagem por lugares nunca vistos antes
pelos próprios olhos e sentir emoções junto aos personagens: dão asas as imaginação.
Por isto, conte histórias para elas. Dramatize, cante, leia, e deixe-as ler
livremente.
2- Participação nas histórias
Contar uma história com a
participação das crianças é muito divertido. Questione-as sobre a reação
dos personagens, sobre sentimentos e valores. Peça para elas criarem um início
ou um fim para a história, para refletirem sobre a mensagem transmitida pela
mesma.
3- Produção de história
Comece pedindo para as
crianças relatarem uma série de atividades realizadas em um dia ou
contarem uma história pessoal, então, depois peça para que contem ou escrevam
uma história fictícia. Desafie-as a criarem histórias cada vez mais criativas e
ajude-as a colocarem no papel.
4- Avaliação de histórias
Oriente os pequenos a lerem o
que escreveram e avaliarem seus textos. Diga a eles que podem sempre melhorar
suas produções corrigindo ou trocando algumas palavras, mudando o rumo de uma
história ou gênero textual.
5- Troca de textos
Peça para os alunos
trocarem os textos com os amigos, isto estimulará a leitura, a imaginação, a
crítica, a auto avaliação e a troca de experiências. Ao ler o texto do
amigo, a criança estará aprendendo a avaliar e a ser avaliada, mas para isto é
importante que o (a) professor(a) ensine o valor do respeito aos amigos, às
suas ideias e suas respectivas criações.
6- História coletiva
A experiência da construção de
um texto coletivo pode ser mais marcante do que você imagina. Esta atividade,
além de, motivar o entrosamento da turma, desafiar a solução de problemas e
estimular a criatividade pode ter uma experiência enriquecedora. O resultado de
um texto coletivo é sempre uma surpresa, pois podem aprofundar seriamente sobre
um tema; podem transformar o texto em uma comédia ou drama.
Mas atenção: é importante que o professor estabeleça algumas regras e esteja por perto orientando os alunos a respeitarem a diversidade de ideias.
Mas atenção: é importante que o professor estabeleça algumas regras e esteja por perto orientando os alunos a respeitarem a diversidade de ideias.
7- Texto coletivo com um tema específico
Esta atividade estimula o debate de ideias,
a criticidade e a criatividade. Assim, como a atividade anterior, é preciso que
o professor estabeleça algumas regras.
8- Produção de textos a partir de imagens
A observação de pinturas,
desenhos ou paisagens podem excitar a imaginação das crianças e estimular a
criação de ótimos textos.
9- Produção de textos com música
Ouvir música clássica na
aula pode relaxar, mexer com as emoções, estimular a criatividade
e tirar o bloqueio da escrita de algumas crianças.
10- Escrever por prazer
A motivação nas aulas de produção
textual é importante porque o ato de escrever "bem" deve ser
relacionado com o prazer de comunicar-se através da escrita. Escrever sem emoção
é cansativo e desgastante. Então, semeie o prazer de ler e escrever, ensine a
importância dos livros e histórias, dê mais valor para a qualidade da exposição
dos pensamentos do que para as regras de português. Dê liberdade para as
crianças escreverem sempre que sentirem vontade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário