sábado, 7 de julho de 2012

Ecossistemas Comunicativos


Deveriam ser espaços de diálogos e discussões dos atores educacionais. No entanto, encontramos nas escolas espaços arredios ao diálogo, reservado apenas a avisos breves e emergenciais, sem grande profundidade ou reflexão. As discussões cada vez mais limitadas a reuniões esporádicas.
Dessa maneira as relações entre os profissionais da escola, a família e os aluno se tornam frias, sem sentido efetivo, apenas repetições sem significados. A escola como fomentação do saber se contradiz em sua atuação quando não consegue estabelecer diálogos e discussões no espaço escolar.
Percebo relações frias e mecânicas no espaço escolar em que trabalho, onde as pessoas demonstram estar mais individualistas e distante da humanização que deve permear a vida de cada ser.
A gestão escolar por sua vez muito pouco faz, em alguns momentos pela falta do conhecimento, da formação e percepção para estas questões e em outros momentos por medo das reações e do novo. Isso demonstra o despreparo que muitos profissionais se deparam em seu dia a dia para o novo, mas que o espírito de liderança neste momento faz toda a diferença.
Gerir os recursos de comunicação não deveria ser uma tarefa tão difícil no espaço de formação de outros seres humanos, mas já que existe esta deficiência, acredito que o uso ou a implantação da rádio escolar, onde ela tivesse o caráter de entretenimento nas festividades, recreios e aulas dirigidas, tivesse também o caráter de comunicação, não apenas de avisos, mas de diálogos abertos e éticos entre a comunidade escolar, como também o caráter educativo que de forma direta e indireta perpassa por todos os outros já citados, mas com uma intencionalidade mais definida e enfatizada, com certeza estabeleceria o ecossistema de comunicação com êxito na escola.
Acredito que a escola irá ganhar bastante com a presença da rádio, desde que esta seja bem gerida, proporcionando a todos indistintamente o acesso.
          
           Muita paz a todos!!!
              
           Ananda

Nenhum comentário:

Postar um comentário