Objetivos
Ler, comparar e ordenar números
Conteúdos
- Investigação de algumas regularidades do sistema de numeração
- Leitura e comparação de números
- Análise das informações nos rótulos dos alimentos
Tempo Estimado
5 a 6 aulas
Material Necessário
Diferentes embalagens de alimentos
Introdução
Algumas
pesquisas mostram que as crianças relacionam os números que falam e
ouvem no cotidiano com a escrita e, assim, identificam algumas
regularidades que vão ajudá-las a avançar no aprendizado sobre o sistema
numérico. Uma alternativa para impulsionar esse conhecimento pode estar
em um recurso simples: uma coleção de diferentes embalagens de bebidas e
alimentos, por exemplo.
A sugestão desta sequência didática é
que, a partir do manuseio desse material, você proponha desafios aos alunos, como procurar informações numéricas ou interpretar os números
dos rótulos dos alimentos.
Comece com a análise da data de validade, do peso e das informações
nutricionais e, em seguida, proponha problemas pontuais de
interpretação, produção e comparação.
Desenvolvimento
1º etapa: análise das informações numéricas das embalagens
Peça
que as crianças tragam de casa embalagens de alimentos como cereal
matinal, amido de milho, café, chocolate em pó, gelatina etc. Quando já
tiver uma quantidade razoável (uma média de 5 embalagens para cada 4
crianças), divida a turma em grupos e convide os pequenos a encontrar
números nos pacotes e a pensar para que eles servem.
As crianças
devem explorar as embalagens e discutir nos grupos o que interpretaram.
Organize uma socialização para que dividam suas descobertas, ideias e
opiniões. É interessante gerar condições para que contem as hipóteses
que encontraram e discutam as dos colegas. Neste momento, levante
questões, como o exemplo a seguir: "Este grupo acredita que o número que
aparece na frente da embalagem indica até quando o alimento pode ser
ingerido. O que vocês pensam? Será que este número pode servir para duas
coisas diferentes?"
Para registrar as conclusões da turma, cole
uma embalagem desmontada em um cartaz e destaque os diferentes números
encontrados junto das hipóteses da turma para as funções de cada um. É
importante ter em mente que, nesta primeira etapa, o esperado é que as
crianças descubram novas informações por meio da exploração dos
materiais, por isso se preocupe em provocar questionamentos e não em dar
respostas.
2º etapa - encontrar o alimento mais pesado e o mais leve
Recupere
o que foi aprendido na etapa anterior. Para isso, você pode usar o
cartaz já elaborado. Se considerar necessário, acrescente outras
informações ou questionamentos para que as crianças avancem nas
hipóteses.
Em seguida, entregue quatro embalagens para cada
grupo e peça que descubram os números que indicam o peso dos produtos e
mostrem quais são os mais pesados. Uma dica para o sucesso da atividade é
procurar embalagens que tenham a mesma unidade de medida (como
"gramas", por exemplo) e números de dois ou três dígitos. Não há
problema em oferecer embalagens de alimentos iguais para os diferentes
grupos. Exemplo: todos podem ter uma caixa de cereais, uma de amido de
milho, uma de gelatina e outra de chocolate em pó.
Durante
aproximadamente dez minutos as crianças devem discutir nos grupos como
solucionar o problema. Ao longo da atividade, faça uma observação
minuciosa do que os pequenos estão fazendo para reconhecer quais as
estratégias utilizadas por eles.
Logo após, selecione dois
grupos que tenham respostas diferentes sobre o peso dos pacotes. Essa
seleção atende a, pelo menos, dois objetivos: o primeiro é ver se todos
consideraram o número que representa o peso do alimento na embalagem. O
outro é evidenciar a maneira como as crianças compararam os números e
escolheram o mais pesado. Atenção: o fundamental não é apontar erros e
acertos, mas proporcionar o intercâmbio de diferentes ideias e permitir
que os pequenos contem quais os critérios que utilizaram.
Considere
que é possível que os grupos considerem outros valores em vez da
quantia de gramas para definir qual é o mais pesado. Nessas situações, o
professor pode trazer algumas embalagens para a roda e dizer coisas
como: "Percebi que o grupo tal olhou para o seguinte número para saber
quanto pesava esta gelatina (apontando para a data de validade). Vocês
acham que esse número mostra o peso deste alimento? Para onde temos que
olhar para descobrir o peso? Existem outras maneiras de descobrirmos
qual é o mais pesado sem olharmos para este número?"
Esse momento
serve para compartilhar uma informação que pode não ser evidente para
todos e que vai ajudá-los, no futuro, a resolver novos desafios.
3º etapa: ordenar os alimentos pelo peso
Novamente,
relembre o que já foi feito e, em seguida, peça que as crianças
organizem três ou quatro embalagens pelo peso. Para dar conta dessa
tarefa, eles precisarão analisar as escritas dos números considerando o
que já sabem sobre o sistema de numeração.
Esteja atento à
complexidade do exercício! Se para alguns for muito difícil ordenar
quatro embalagens, reduza para três ou até mesmo duas. Mais uma vez, as
conclusões da turma devem ser compartilhadas. Para que os pequenos
compreendam a regularidade do sistema numérico, levante pontos
importantes na organização, como:
- Os números que tem menos algarismos vêm primeiro;
- O número que começa com o algarismo menor vêm na frente (no caso de números com a mesma quantidade de algarismos);
- Quando têm dois números que começam com o mesmo algarismo, temos que olhar para o segundo para saber quem vem antes
É
bem provável que as crianças não utilizem a palavra algarismo, mas você
pode informá-los dos nomes convencionais para que aprendam a se
expressar com maior precisão.
Avaliação
Analise se as crianças avançaram no uso social dos números encontrados nos rótulos,
na leitura, na comparação e na utilização das informações, como tabela
nutricional e peso, como fonte de pesquisa. É importante também
observar os critérios utilizados para fazer as comparações.
Pensando
que o aprendizado do sistema numérico é sequencial, você pode analisar
aspectos como: os tópicos das discussões, os equívocos das crianças, as
questões que ainda poderiam ser explorados e quais outras informações
podem ser incluídas nas próximas aulas.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/plano-de-aula-pre-escola-sistema-numerico-722516.shtml
Revista Nova Escola
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