Vivemos em um momento histórico marcado pela revolução no campo das
comunicações, sobretudo com o surgimento e início da popularização da
rede mundial de computadores (internet). Antes poucas pessoas tinham
acesso às informações, que provinham principalmente das leituras e
viagens.
Diante desse contexto revolucionário de acesso às informações, um dos
profissionais que ele exige mudanças em sua formação e performance é o
professor. Aquele profissional dententor das informações no passado e
que, de certa forma, monopolizava elas, hoje precisa rever este perfil.
Ao professor está posto o desafio, precisa continuar informado, mas
isso não é suficiente, necessita de algo mais. E no que consiste isso?
Significa que um professor apenas com informações pode ser semelhante a
qualquer outra pessoa que não é profissional da educação. Pois qualquer
um pode ficar na frente do computador e acessar a milhões de informações
disponíveis a todos.
Hoje, segundo o professor Antônio Mendes da Silva Filho, Doutor em
Ciência da Computação (UFPE), existe cerca de 100 terabytes pelos
engenhos de busca como Google, Bing e Yahoo na Web. Essa quantidade
informações equivale à cerca de 50 milhões de volumes de livros que
correspondem a aproximadamente 20 bilhões de páginas. Diz o professor, e
essa é apenas a Web denominada de visível ou surfasse Web, isto é, que
pode ser localizada pelos buscadores (ou engenhos de busca).
O exemplo acima, apenas um, entre tantos, ilustra o que estou
dizendo, informações estão disponíveis para todos e de fácil busca.
Então, o que o professor precisa, então, no atual momento histórico além
de informações? Ao professor está posto o desafio de domínio teórico
para transformar as informações em novos conhecimentos. Pois informações
em si nem sempre significam conhecimentos.
O professor ao se apropriar dos conhecimentos teóricos se
diferenciaram das demais pessoas que não tem formação em educação
escolar. O domínio teórico é algo mais complexo, que, em geral,
necessita da escola para se constituir. Michael Yong, professor da
Universidade de Londres, tem refletido sobre o conceito de conhecimento
poderoso.
O conceito de “conhecimento poderoso” para Yong significa aquele que
possibilita ao indivíduo, a partir de objetivos claros, atingir níveis
de compreensão mais amplos do mundo. Implica apresentar hipóteses e
instigar a discussão, repensar as próprias ideias, sob a luz das
teorias. Saber o que está por trás das informações, perceber o que é
velado, cortinado, envolvido nas ideologias e relações de poder.
O conhecimento poderoso é, então, o conhecimento teórico. Sendo assim
ao professor do século XXI é indispensável o domínio de teorias que
possibilitem compreender a educação escolar como ciência, ao interagir
dialeticamente pelos campos da sociologia, filosofia, psicologia,
antropologia etc., pois eles ajudam a conhecer melhor o homem, ao qual o
professor pretende educar. Portanto, conhecer a condição humana é o
ponto de partida para promover a educação.
O conhecimento teórico possibilita compreender os sentidos e
significados dos discursos. Ao ouvir uma pessoa falar, logo em seguida,
pode perceber se sua perspectiva ideológica se orienta por uma
racionalidade emancipadora (que pretende libertar) ou uma racionalidade
dominadora.
Luiz Etevaldo da Silva. Professor Licenciado em Estudos
Sociais, Graduado em História, Especialista em Humanidades e Mestre em
Educação nas Ciências.
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