sábado, 18 de agosto de 2012

O perfil do professor para o século XXI

Vivemos em um momento histórico marcado pela revolução no campo das comunicações, sobretudo com o surgimento e início da popularização da rede mundial de computadores (internet). Antes poucas pessoas tinham acesso às informações, que provinham principalmente das leituras e viagens.
Diante desse contexto revolucionário de acesso às informações, um dos profissionais que ele exige mudanças em sua formação e performance é o professor. Aquele profissional dententor das informações no passado e que, de certa forma, monopolizava elas, hoje precisa rever este perfil.
Ao professor está posto o desafio, precisa continuar informado, mas isso não é suficiente, necessita de algo mais. E no que consiste isso? Significa que um professor apenas com informações pode ser semelhante a qualquer outra pessoa que não é profissional da educação. Pois qualquer um pode ficar na frente do computador e acessar a milhões de informações disponíveis a todos.
Hoje, segundo o professor Antônio Mendes da Silva Filho, Doutor em Ciência da Computação (UFPE), existe cerca de 100 terabytes pelos engenhos de busca como Google, Bing e Yahoo na Web. Essa quantidade informações equivale à cerca de 50 milhões de volumes de livros que correspondem a aproximadamente 20 bilhões de páginas. Diz o professor, e essa é apenas a Web denominada de visível ou surfasse Web, isto é, que pode ser localizada pelos buscadores (ou engenhos de busca).
O exemplo acima, apenas um, entre tantos, ilustra o que estou dizendo, informações estão disponíveis para todos e de fácil busca. Então, o que o professor precisa, então, no atual momento histórico além de informações? Ao professor está posto o desafio de domínio teórico para transformar as informações em novos conhecimentos. Pois informações em si nem sempre significam conhecimentos.
O professor ao se apropriar dos conhecimentos teóricos se diferenciaram das demais pessoas que não tem formação em educação escolar. O domínio teórico é algo mais complexo, que, em geral, necessita da escola para se constituir. Michael Yong, professor da Universidade de Londres, tem refletido sobre o conceito de conhecimento poderoso.
O conceito de “conhecimento poderoso” para Yong significa aquele que  possibilita ao indivíduo, a partir de objetivos claros, atingir níveis de compreensão mais amplos do mundo. Implica apresentar hipóteses e instigar a discussão, repensar as próprias ideias, sob a luz das teorias. Saber o que está por trás das informações, perceber o que é velado, cortinado, envolvido nas ideologias e relações de poder.
O conhecimento poderoso é, então, o conhecimento teórico. Sendo assim ao professor do século XXI é indispensável o domínio de teorias que possibilitem compreender a educação escolar como ciência, ao interagir dialeticamente pelos campos da sociologia, filosofia, psicologia, antropologia etc., pois eles ajudam a conhecer melhor o homem, ao qual o professor pretende educar. Portanto, conhecer a condição humana é o ponto de partida para promover a educação.
O conhecimento teórico possibilita compreender os sentidos e significados dos discursos. Ao ouvir uma pessoa falar, logo em seguida, pode perceber se sua perspectiva ideológica se orienta por uma racionalidade emancipadora (que pretende libertar) ou uma racionalidade dominadora.
Luiz Etevaldo da Silva. Professor Licenciado em Estudos Sociais, Graduado em História, Especialista em Humanidades e Mestre em Educação nas Ciências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário