sábado, 30 de junho de 2012

Interfaces para comunicação e interação


Podcasting
É utilizado para fazer publicação de arquivos de mídia digital, como foto, vídeo e outros arquivos pela Internet, através de um feed RSS, que permite aos utilizadores acompanhar a sua atualização. Com isso, é possível o acompanhamento e download automático do conteúdo de um podcast.
Esta nova tecnologia recebe este nome em decorrencia da junção de iPod - marca do aparelho de midia digital da Apple de onde saíram os primeiros scripts de podcasting - e broadcasting (transmissão de rádio ou televisão).
O Podcasting é hoje muito utilizado por diversas pessoas e empresas no mundo para divulgar notícias e programação, assim como algumas universidades e escolar começam a disponibilizar aulas neste formato.
Os programas ou arquivos, gravados em qualquer formato digital, MP3 por exemplo, são os mais utilizados nos podcasts de áudio, ficam armazenados em um servidor na Internet. Por meio do feed RSS, que funciona como um índice atualizável dos arquivos disponíveis, novos programas de áudio, vídeo ou fotos são automaticamente baixados para o leitor através de um agregador, um programa ou página da Internet que verifica os diversos feeds adicionados, reconhece os novos arquivos e os baixa de maneira automática para o computador. Os arquivos podem, ainda, ser transferidos para leitores portáteis.

Análise
            O recurso midiático Podcasting é interessante porque pode ser utilizado pelo professor, como pelo aluno também. Em localidades desenvolvidas, com acesso a internet é um recurso que pode ser muito utilizado para cumprimento e inovação das aulas, tendo em vista a facilidade de atualização que este recurso possui e versatilidade.
            Contudo, há um fator que pode ser considerado relevante para o processo de aprendizagem, como também prejudicial, é que este recurso pode ser baixado no celular. Ao tempo que pode facilitar, pode dificultar, considerando que o aluno pode fazer uso inadequado deste, utilizando-o em sala de aula para outros fins.
            Acredito que o recurso deve ser utilizado pelo professor para enriquecimento de suas aulas, pois o mesmo pode ser transportado no próprio celular, sendo mais prático. O aluno quando for elaborar, apresentar um trabalho deve também fazer uso, mas sempre tendo o cuidado para não dispersar do objetivo inicial. A conscientização deve ser feita nas escolar e universidades para o uso correto e significativo não apenas do podcasting, mas de todos os recursos midiáticos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário