Podcasting
É utilizado para fazer publicação de
arquivos de mídia digital, como foto, vídeo e outros arquivos pela Internet,
através de um feed RSS, que permite aos
utilizadores acompanhar a sua atualização. Com isso, é possível o
acompanhamento e download automático do conteúdo de um podcast.
Esta nova tecnologia recebe este nome em
decorrencia da junção de iPod - marca do aparelho de midia digital da Apple de onde saíram
os primeiros scripts de podcasting - e broadcasting (transmissão de rádio ou
televisão).
O Podcasting é hoje muito utilizado por
diversas pessoas e empresas no mundo para divulgar notícias e programação,
assim como algumas universidades e escolar começam a disponibilizar aulas neste
formato.
Os programas ou arquivos, gravados em
qualquer formato digital, MP3
por exemplo, são os mais utilizados nos podcasts de áudio, ficam armazenados em
um servidor na Internet. Por meio do feed RSS,
que funciona como um índice atualizável dos arquivos disponíveis, novos
programas de áudio, vídeo ou fotos são automaticamente baixados para o leitor
através de um agregador,
um programa ou página da Internet que verifica os diversos feeds adicionados,
reconhece os novos arquivos e os baixa de maneira automática para o computador.
Os arquivos podem, ainda, ser transferidos para leitores portáteis.
Análise
O recurso midiático
Podcasting é interessante porque pode ser utilizado pelo professor, como pelo
aluno também. Em localidades desenvolvidas, com acesso a internet é um recurso
que pode ser muito utilizado para cumprimento e inovação das aulas, tendo em
vista a facilidade de atualização que este recurso possui e versatilidade.
Contudo, há um fator que
pode ser considerado relevante para o processo de aprendizagem, como também
prejudicial, é que este recurso pode ser baixado no celular. Ao tempo que pode
facilitar, pode dificultar, considerando que o aluno pode fazer uso inadequado
deste, utilizando-o em sala de aula para outros fins.
Acredito que o recurso
deve ser utilizado pelo professor para enriquecimento de suas aulas, pois o
mesmo pode ser transportado no próprio celular, sendo mais prático. O aluno
quando for elaborar, apresentar um trabalho deve também fazer uso, mas sempre
tendo o cuidado para não dispersar do objetivo inicial. A conscientização deve
ser feita nas escolar e universidades para o uso correto e significativo não
apenas do podcasting, mas de todos os recursos midiáticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário