Aproveitamos a jornada pedagógica para iniciar as atividades do PNAIC 2014. Retomamos alguns conceitos como alfabetização e letramento, agrupamentos produtivos, gêneros textuais e sequência didática. Dando maior destaque ao estudo dos Direitos de Aprendizagem de todas as áreas do conhecimento.
Esta ação garantirá a continuidade das ações do programa já nos primeiros dias de aula. O que avaliamos de forma muito positiva e os professores também!
Foi oportunizado aos professores que estavam em dupla, se observarem por um minuto, em seguida um da dupla ao comando da mediadora, teriam que mudar algo em si e o outro teria que observar e dizer o que mudou. A dinâmica causou muita descontração na turma, pois nem todos conseguiram perceber de imediato o que havia mudado. Fazendo relação com a sala de aula, foi destacado o quanto é necessário ter um olhar mais atento ao processo de aprendizagem dos alunos e o seu comportamento diário na sala de aula.
Foi solicitado aos cursistas que pensassem em tudo aquilo que lhes fazem infelizes no trabalho e enchessem os bolões. Após algumas palavras de reflexões da mediadora, os cursistas sacudiram os balões e em seguida os estouraram com bastante determinação. Assim, estavam se libertando de alguns pesos que atrapalham o seu trabalho.
O trabalho com os direitos de aprendizagem por área de conhecimento oportunizou mais segurança e maior entendimento aos Professores Alfabetizadores. As discussões foram muito enriquecedoras, podendo redimensionar ação de cada ano de estudo e do professor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário